quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Dentro d'água


Sinto muito lhe informar, mas problemas existem, e ninguém conhece uma saída mágica para eles. Uma poção talvez que faça com que todos os sofrimentos do mundo desapareçam. Sofrimento existe, dor existe, problemas existem, a vida é feita deles. Existir já pressupõe sofrer.
Entender os problemas e sofrimentos já é um passo gigantesco na direção de uma vida mais feliz
Quando a vida impõe as mudanças e os problemas surgem com   toda sua força, muitas vezes não conseguimos ver o que está acontecendo de verdade. É bom notar que os problemas geralmente não vêm sozinhos, sempre que temos um problema junto com este aparecem mais um ou dois. Chega um ponto que não sabemos mais nem onde estamos. Perdemos todas as nossas referências quando nos encontramos mergulhados em algum problema ou vários deles.
Imaginemos que os problemas sejam um ambiente aquático, um mar ou um rio. O peixe sabe que ele está dentro da água? Você sabe que está mergulhado em problemas ou já perdeu a referência do que é uma vida sem preocupações? Lembre-se de que os problemas sempre existirão, o que deve mudar é o jeito que olhamos para eles.
Quando um problema sério surge, primeiro corremos, socorremos, nos desesperamos e fazemos tudo ao mesmo tempo, numa ansiedade louca e desenfreada. Sentimos que estamos nos afogando e numa tentativa louca de sobrevivência ficamos nos debatendo, mas quanto mais nos debatemos dentro d’água mais afundamos.
O que fazer?
Soltar, deixar, se entregar. É o mais difícil, eu sei. Mas só assim você vai ser capaz de boiar até a superfície e ver, de verdade, o que está acontecendo.
Só quando se abandona a idéia de fazer algo é que os problemas começam a se resolver.
Agora saia d’água e olhe o problema de fora, como um mero espectador. Você notará que sua percepção mudará, e você verá saídas que não via antes. Conseguirá até vislumbrar formas mais interessantes de passar por esta fase e crescer. Conseguirá não se debater nem se abater tanto, já que agora o problema não terá a dimensão gigantesca que tinha no início. Mude o foco, mude o jeito de olhar. Os problemas não deixarão de existir, mas ficará muito mais fácil lidar com eles.
Maria de Fátima Hiss Olivares - Psicóloga Clínica

Nenhum comentário: