quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Assertividade


Para melhor entendermos a assertividade, vamos pensar que existam três tipos de pessoas: Sr. Bonzinho, Sr. Bravinho e Sr. Assertivo.
O Senhor Bonzinho quase nunca consegue dizer o que pensa sente-se inferior e acha que as outras pessoas têm mais valor que ele. Permite que os outros sempre ganhem como forma de tentar ser aceito. Faz de tudo para agradar a todos, chega até a ser servil. Diz “sim” quando na verdade queria dizer “não”. Quando o momento pede uma posição mais direta, ou defensiva, só consegue pensar em uma resposta boas horas depois (a ficha só cai mais tarde). Foge de qualquer tipo de conflito. É omisso. Não diz claramente o que quer. Tem medo, é inseguro e ansioso.
O Senhor Bravinho coloca sempre seu desejo e sua vontade na frente das do outro. Autoritário. Não respeita os limites do outro e quer que sua vontade impere. Tem que ganhar de qualquer maneira, a vida para ele é uma competição onde só ele pode sair vencedor. Precisa sentir que domina a situação. Não ouve, interrompe e impõe sua opinião, chegando a gritar. Seu tom de voz é bem alto como forma de intimidar os outros.
O Senhor Assertivo é aquele que afirma algo com muita segurança. A qualidade de ser assertivo está diretamente ligada à auto-estima, pois quem é assertivo: – Acredita profundamente no que diz, transmite confiança pois confia em sua capacidade. – É espontâneo e calmo. Quem sabe de verdade não precisa impor suas idéias à força, elas fluem naturalmente. – Sabe dos seus direitos e dos direitos do outro. Trata a si mesmo com muito respeito, por isso consegue respeitar os outros. – Sabe seus limites e os respeita. – Não se deixa levar por chantagens, elogios e outras formas de manipulação. Tem plena consciência da sua capacidade e sabe que ela não vai aumentar nem diminuir dependendo da aprovação alheia. – É firme sem machucar ninguém. Sabe dizer o sim e o não. – Não permite que controlem sua vida, – É direto no que diz, fala de forma clara e com postura altiva, – É flexível, pois a rigidez é a arma do inseguro. – Olha nos olhos o outro quando afirma algo em que acredita, – Ouve o outro com muita atenção e não fica afobado para interromper e mostrar seu ponto de vista. Sabe controlar a sua ansiedade. – Tem menos estresse, – Fala sem rodeios, é sincero e não tem inibições, sem ser agressivo. – Discute o assunto, tenta negociar e entrar em um acordo onde todos os lados ganhem. – Diz claramente o que quer e o que não quer, não deixando dúvidas.
Algumas pessoas confundem o Sr. Assertivo com o Sr. Bravinho. Não são iguais de maneira alguma. Algumas pessoas agressivas se dizem assertivas, diretas ou verdadeiras demais. Talvez digam isso como forma de se desculparem pelo seu comportamento
Senhores Bonzinhos podem almejar uma forma mais rápida de serem assertivos e com isso escorregar para o lado agressivo. Colocam uma máscara de assertivo, e como esta não é uma mudança verdadeira, logo se vêem agindo de forma oposta ao seu jeito de ser.
Para se tornar assertiva a pessoa deve primeiro se conhecer bem, elevar sua auto-estima e só assim poderá agir de acordo com o que verdadeiramente pensa. Para desenvolver sua assertividade é preciso ter uma atenção plena. Estar alerta 24 horas por dia em suas atitudes e mudá-las aos poucos, só assim a mudança será efetiva
Tenha coragem e tente mudar sua postura, seu tom de voz, sua maneira de se expressar. Preste atenção ao que lhe faz bem e o ao que lhe faz mal. Ouça sua voz interior. Dê-se valor, só assim você poderá se defender com convicção, pois nós só conseguimos agir em favor daquilo que realmente acreditamos. Assertividade aparece com treino e conforme você for praticando, notará que sua auto-estima, seu respeito próprio também melhorará.
Fonte: Maria de Fátima Hiss Olivares

Nenhum comentário: